quarta-feira, 28 de julho de 2010

FIM


"Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?" I Pe 4:17

É interessante como essa palavra gera tantas discussões como o fim do mundo, o fim da vida, o fim de um relacionamento, o fim de um negócio ou o fim da esperança.

O fim é uma coisa que para o ser humano tem a conotação de algo que acabou, que chegou ao limite e teve seu cumprimento, algo que chegou até onde estava estabelecido chegar e seu propósito ou utilidade acabou, término de um ciclo, ou seja, o fim para nós é fim literalmente. Se alguém recebe uma triste notícia do médico que tem pouco tempo de vida, o primeiro pensamento será de aproveitar cada dia como se fosse o último, o último do fim.

Falar em morte é o mesmo que falar sobre o fim. Temos visto nos noticiários da tv a dor da atriz e apresentadora Cissa Guimarães que perdeu tragicamente seu filho caçula Rafael Mascarenhas de 18 anos de idade, que quando andava de skate em um túnel interditado foi atropelado na terça dia 20. O fim da carreira, dos sonhos, dos projetos e da vida de um jovem com uma carreira promissora, e um atropelamento levou ao fim a sua vida. Pelo menos nesta terra, neste plano físico sim.

Mais interessante que as discussões e assuntos intermináveis que essa simples palavra de 3 letras pode gerar entre nós, é a forma como a bíblia relata que Deus vê e entende ela. Enquanto fim para nós é sinônimo de término, para Deus é sinônimo de inicio. Para Deus todo fim desencadeia o início de algo. Para Deus o fim do homem é uma possibilidade de iniciar sempre algo novo. Só que a forma como eu chego no meu fim determinará como será o inicio de Deus para mim.

Muitos podem não crer, mas aquilo que chamamos de fim, na verdade não é fim de verdade, ou pelos menos, não é conforme nós pensávamos que era. Depois daquilo que chamamos de fim da vida é o início da verdadeira vida. Aquilo que chamamos de morte para dizer que uma vida chegou ao fim, na verdade pode ser o início da verdadeira morte. Difícil de entender?

O filho de Cissa Guimarães chegou ao fim da sua vida, morreu. Mas as coisas não acabaram ali naquele acidente pra ele, apenas começaram. Apartir de agora ele saberá ou o que é viver de verdade ou o que é morrer de verdade.

"Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vista alcançar, mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento." Ec 11:9-10

O fim nos leva ao julgamento de Deus sobre tudo o que realizamos nesta vida, nossas escolhas, nossas opções, nossas atitudes, nossas palavras e pensamentos. Todos serão julgados por suas obras, uns para perdição outros para salvação, uns para a morte eterna, outros para a vida eterna segundo o Evangelho de Jesus Cristo.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3:16

Muitos são os que ouviram essa e entre outras palavras para arrependimento e não a receberam com bom grado e seguiram tocando suas vidas independentemente de Deus, criaram um "deus" perfeito e cômodo para si e seguiram seus próprios caminhos. Mas Jesus disse que Ele é o Único Caminho de volta para Deus, não há outro caminho que possa levar o homem de volta a uma reconciliação com Deus que não seja por meio de Jesus.

Muitos são os jovens que morrem nesse país atropelados, drogados, embriagados, assassinados e adoentados e são muitos aos pais que choram e sofrem com essas perdas. Mas o X da questão dessa reflexão é: O que eles durante sua vida fizeram ou construiram pensando no fim?

Você pode até me dizer que ninguém vive pensando na morte, porque se escolher viver assim não viverá - Será? - Será mesmo que não viverá? Ou terá uma qualidade de vida melhor aqui e no por vir?

Na verdade escolher viver pensando no fim é escolher viver o melhor dessa vida sem ser tragado por ela. E ainda assim, se guardar para o melhor que ainda estará por vir.

O que eu tenho feito hoje para me preparar para o fim? O que vocês pais têm feito para preparar seus filhos para o fim? O que essa atriz fez para preparar seu filho para o fim?

Áqueles que um dia ouviram as palavras de Jesus e que andavam em trevas e foram chamados para a Sua maravilhosa luz, creram com seu coração e com seus lábios confessaram Jesus como Senhor e Salvador e hoje procuram viver na obediência das escrituras e nos mandamentos de Jesus e em seu amor por meio da santificação do Espírito Santo, esses, escolheram viver pensando no fim de todas as coisas e hoje eles usufruem da vida e não a vida usufrui deles.

Esses, estarão mais preparados para o fim e crêem na promessa de que depois do fim virá a paz, a alegria e o amor da Vida Eterna, preparada para àqueles que entenderam que Jesus Cristo sim é o FIM e o INÍCIO de todas as coisas e quem O ouve e opta por Ele está pensando em nunca ter um fim.


Glórias Áquele que é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim e que diz que é melhor o fim das coisas que o inicio delas.


Graça e Paz

Um comentário:

fernanda alane disse...

seu blog ta lindooooo...falando de deus uma coisa maravilhosa...isso ai meu amigo deus fara grandescoisas na sua vida e conserteza o livo da blibia é uma linvro mas lindi que existe..