sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aprendendo e Apreendendo


“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmo 90:12

Mais um ano de aprendizado, procurando estar aprovado e mantendo-me sóbrio para não perder o alvo.

Essa é uma frase minha que nasceu de uma reflexão sobre minha vida nesse dia que comemoro mais um ano de vida. No Salmo 90:12 o salmista Moisés pede ao Senhor que o ensine a contar os seus dias, e é algo bom para se meditar.

Como eu tenho contado os meus dias? Será que nesse mais um ano de “aprendizado” eu realmente “aprendi” e “apreendi” algo? Não estou falando de aprender e apreender conhecimento para viver nesse mundo tão somente, mas para viver para Deus e por Deus nesse mundo. Deus sempre está nos ensinando a contar nossos dias, mas quase sempre perdemos as contas e não sabemos onde paramos. Vivemos nossas vidas voltando a contar tudo de novo porque algo tirou nossas atenções da contagem e Deus como uma pedagogo e professor paciente e amoroso volta a nos ensinar tudo desde o inicio. Deus é assim, para nos ensinar Ele nos leva sempre ao inicio de todo aprendizado que realizou em nossas vidas, Ele trás de volta a memória aquilo que só Ele sabe que pode nos dar esperança para prosseguirmos no aprendizado da contagem dos nossos dias.
Aprendi e apreendi que o Senhor não contabiliza o tempo no qual paramos de contar, porque esses dias contamos sozinhos, sem a ajuda de Deus, contamos independente do seu Espírito Santo, contabilizando problemas, mazelas, pecados, jugos e tantas outras coisas que quando estamos sobrecarregados despertamos e percebemos que paramos de aprender a contar nossos dias com Deus.
Podemos aprender com os erros? Sim. Mas se a vida é uma escola e aprendemos errando, todo ano então teremos que repetir aquela matéria que não apreendemos naquele ano. O erro nos leva a não sair do lugar e não saímos do lugar até que aprendamos e apreendamos com Deus a contar os nossos dias. Porque quando deixamos Deus nos ensinar a contar nossos dias o aprendizado e o “apreendizado” é paulatino, constante e progressivo. Não paramos nunca de contar, não paramos nunca de aprender e apreender. E esse ensino tem a finalidade de nos formar pessoas sábias. Quando aprendemos com Deus a contar nossos dias aprendemos a temer o Senhor.

Quando olho para a minha vida vejo o quanto contabilizei com Deus e quanto contabilizei sozinho e chego a uma conclusão: Preciso me manter sóbrio para não perder o alvo do aprendizado, para estar sempre aprovado e assim poder sempre chegar a mais um ano de um proveitoso aprendizado.

Que possamos sempre todos os nossos dias estarmos sendo ensinados por Deus a contar os nossos dias.

Graça e Paz