sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Edifícios de Deus


“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavouras de Deus e edifícios de Deus”. I Co 3: 9

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longes, já pelo sangue de Cristo chegaste perto. Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio,...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificadores para morada de Deus no Espírito”. Ef 2:13-14, 20-22

Penso que estamos num processo de construção, num processo de Deus para fazer uma reforma em nós. Reforma essa que tem como finalidade reparar mudanças que foram feitas em nós, do projeto original de Deus para o homem.

Em nossa caminhada cristã não observamos quantos edificadores passaram por nossas vidas. Pessoas que usadas por Deus para essa construção tão árdua e difícil que é reconstruir-nos para a habitação permanente de Deus em nós.
Fica em nós a gratidão a essas pessoas que tanto em Deus tiveram e tem até hoje paciência, amor e dedicação ao compromisso para que foram chamados em Cristo, sabendo que não fazem para agradar a homens e nem fazem para receber algum reconhecimento deste mundo.

Mas como em toda obra, existe o bom pedreiro e o mau pedreiro, que aqui vou chamá-lo de cooperador.
Todo bom edifício tem que ter ótimas fundações, porque as fundações são à base de uma construção. O terreno tem que ter resistência tem que ser firme, porque quanto menos firmeza mais necessária se faz cavar mais fundo. E não pode haver economia nesse inicio, porque essa etapa da obra em nossas vidas é fundamental para garantir nossa solidez. Fundações mal feitas podem causar futuros problemas de rachaduras que muitas vezes acabam condenando toda a obra, ou seja, faça como se estivesse fazendo pra Deus, fundamente as pessoas no fundamento dos apóstolos e dos profetas, onde Jesus é a pedra principal dessa construção.

Uma outra coisa que atrapalha o bom andamento da obra é a má qualificação dos cooperadores que pegam tudo o que receberam pra realizar a obra e gastam em beneficio próprio e economizam no que não deveriam economizar.
Precisamos entender que somos cooperadores e edifício do Senhor ao mesmo tempo e não podemos desperdiçar aquilo que Deus tem investido em nós para nos edificar e para fazer de nós cooperadores de sua obra. Deixamos materiais largados estragando na obra e não fazemos a parte que cabe a nós na obra, reclamamos pelo fato da obra está tão demorada, do porque aconteceu na vida do todos a minha volta e na minha ainda não?! Não deixe que a ansiedade e os cuidados dessa vida seja o motivo da obra na sua vida parar.

Proteja a obra contra a umidade impermeabilizando as cintas para proteger as ferragens de ferrugens e podridão, com esta proteção estarão prontas pra receber os pilares. Precisamos estarmos sendo preparados sempre para receber os pilares do evangelho em nós, para que nada de danoso venha causar infiltrações em nossa fé.

Antes de levantarmos as paredes é necessário concretar os pilares que devem estar estrategicamente colocados de acordo com planta da obra, para evitar de concretar em lugares destinados a janelas, portas ou passagens.
Nosso Deus é o Arquiteto do universo e ama a ordem, quando Ele disse para noé que aniquilaria tudo o que criou e mandou noé construir a arca, Deus deu a ele uma planta e tudo tinha que ser segundo o que estava na planta. O mesmo aconteceu com Moisés quando construiu o tabernáculo, tudo conforme a planta. Cada pilar no seu devido lugar, afinal estamos construindo uma casa para um Rei.

A lage tem que ser preparada antes da alvenaria, porque ela ficará sobre a sua cabeça e se ela for mal concretada pode ceder e oferecer risco para você.
Jesus tem que estar sobre nossas cabeças, temos que andar em reconhecimento de sua soberania sobre nós. E se verdadeiramente Ele não for “concretado” em nossas vidas constantemente, corre o risco de tudo que construímos caia sobre nós. Especialistas em obras dizem que para concretar a lage sobre os pilares, eles tem que estar bem curados, porque a cura do concreto pode levar dias dependendo da qualidade do cimento.
Imagine que o concreto é a palavra enxertada em nós para nos curar para que tenhamos estrutura para receber a lage, Cristo sobre nós, isso vai depender o quanto deixaremos o cimento nos curar.

Numa obra é recomendado não economizar, porque senão os prejuízos aparecerão mais tarde. Vigas cedendo, paredes rachadas, vazamentos e barriga na lage. Não economize tempo com Deus, gaste tempo com ele para evitar prejuízos que podem aparecer mais tarde.

Procure saber tudo sobre o profissional que vai fazer sua obra antes de contratá-lo. Assim procure também conhecer mais e mais a esse Deus que está realizando grande obra na sua vida, vá devagar, conheça-O melhor, procure saber as garantias que Ele tem pra te oferecer. Deus é fiel!

Deus trabalha com o tempo, nós é que somos apressados. Precisamos de paciência e confiança, acreditando que verdadeiramente todas as coisas contribuem conjuntamente para o bem daqueles que O amam.
Neemias enfrentou dificuldades e desafios em sua obra. Inimigos se levantaram pra intimidar, colocar medo, para fazê-lo parar a obra de todas as formas, até enviando pessoas para profetizarem enganos, mas olha o que neemias respondeu:

“E enviei-lhe mensageiros a dizer: Estou realizando uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” Ne 6:3

O diabo te convidará até pra adorar ao Senhor pra poder te fazer parar a obra que Deus te confiou, mas cuidado! Prove os espíritos para saber se são de Deus, assim nos adverte as escrituras em I Jo 4:1.
Essa obra constante em nós é necessária pra que Ele permaneça encontrando moradia santa e agradável em nós.

Mas Chegará um dia que a lage estará firme em nós e poderemos tirar os escoramentos sem medo de causar danos a obra. A cada dia cresceremos, como um edifício em construção, atingindo alturas e entendendo melhor tudo pela perspectiva de Deus, do alto, por que do alto é que nós somos e é do alto que virá nosso socorro.

E o Senhor Jesus está fazendo de nós um Edifício, bem ajustado, templo do Espírito do Deus Altíssimo para sua glória, e um dia o veremos faca a face como Ele é e sempre foi e sempre será e não seremos mais templo, mas integrantes de uma família de filhos semelhantes a Jesus, para a glória de Deus Pai.

Amém!