terça-feira, 8 de maio de 2007

Vale a pena lutar pela minha Betel. Ainda vale a pena permanecer em Belém.


"Uma menininha sempre era levada por sua mãe pra escola toda suja e mal arrumada, a menininha era bonita, mas sua mãe não cuidava bem dela. Até que um dia o professor dessa menininha ficou triste de ve-la tão bonita, ir tão suja e mal arrumada pra escola, que comprou um vestidinho azul lindo e colocou na menininha. Quando a mãe viu a filha com aquele vestido azul, ficou tão envergonhada de mandar a filha suja pra escola, que passou a dar banho nela porque, afinal, a filha merecia estar limpa pra poder usar aquele vestido azul tão lindo. O pai da menina quando viu a filha limpa e com o vestido azul lindo, falou pra mulher que eles deveriam passar a arrumar a casa, fazer uma obra, porque uma menina tão bonita não podia morar numa casa tão feia e suja. E eles deixaram a casa linda, ao ponto de se tornar a casa mais bonita daquele lugar. E os vizinhos ficaram envergonhados de ver uma casa tão bonita e a deles tão maltratada que resolveram cada um cuidar da sua casa também e ainda também conseguiram arrumar uma autorização da prefeitura local pra ajeitar o bairro todo. E só de pensar que toda essa mudança começou com um vestidinho azul. Aquele professor nunca imaginou que sua atitude mudaria a vida de tanta gente."

Mas o que isso tem haver com Betel e Belém? Vou explicar.
Betel significa "casa de Deus",. Canaã, a terra que Deus prometeu a Abrão, ficava no centro de Betel. Lá foi o lugar onde Deus apareceu a Abrão, onde ele edificou um altar a Deus e também foi onde Jacó teve uma vosão de uma escada que ia pro céu.

Belém significa "casa de pão". O lugar do sustento de Deus, lá havia uma cisterna que Davi numa ocasião desejou tomar de suas águas e foi de lá que veio o Messias.

Deus soprou algo em meu ouvido num dia desses aí, algo que caiu em meu coração e renovou algo em mim que eu achava estar velho demais. Esse algo era a força da minha esperança de ver as coisas mudarem em minha "Betel". Não quero mudar um lugar, quero ver mudar as pessoas que estão a minha volta nesse lugar. Quero ver as pessoas desse lugar mudarem a sua forma de ver e enxergar de verdade. Talvez um vestidinho azul não vá mudar a situação da minha "Betel", mas aquilo que eu fizer de bom, pode começar a mudar toda uma situação. Sei irmãos que posso parecer pretencioso, ou parecer que quero ser um revolucionário, mas entenda uma coisa, ali foi onde eu tive um encontro com Deus, aquela terra é minha porque Deus me deu ela e eu sei que existem gigantes que dizem ser donos dela, mas lá está a minha Canaã, lá está as promessas de Deus pra minha vida e até que elas se cumpram, eu não vou desistir de lutar pela minha "Betel". De repente voce pode me achar um louco, um insensato ou até um cego, mas não sou não, na realidade é que existem lutas que entramos nela sozinho, mas quando derrubamos o primeiro gigante, os que estavam sem coragem antes, se encorajam e vão a luta. Por mais que todos a minha volta vejam só gigantes, eu continuarei olhando para as promessas de um Deus que tem pra mim um "Não temas", na sua palavra, pra cada dia de luta que enfrento.
Dizem que exemplos arrastam, eu prefiro acreditar que exemplos influenciam. Aprendi que influenciar para o bem faz de voce um gerador de discipulos, que influenciam também para o bem, pode ser até que não funcione tão perfeitamente na pratica como na teoria, mas isso não vai me fazer perder o foco.
Quando Deus soprou isso em meu ouvido e isso caiu em meu coração, Ele me lembrou de quando eu havia dito a Ele que deixaria "Belém", pelo fato de que não havia mais pão lá, só havia fome em "Belém". E naquela época de falta de pão, Deus mandou que eu permanecesse em "Belém" e sinceridade meus irmãos, não foi fácil, era raro e angustiante ver tanta fome e tanta gente morrendo e indo embora por falta de pão. E depois dessa rápida retrospectiva, Deus me falou assim: Ainda vale a pena permanecer em "Belém" porque ainda há pão em "Belém". Na minha "Belém" ainda há sustento de Deus pra minha vida, ainda há um poço de águas vivas lá, foi lá que um dia descobri que havia uma escada que me levaria pro céu. Ainda vale a pena permanecer em "Belém", porque eu creio que meus olhos verão a salvação do Senhor. Meu Redentor vive e Ele me guardará como a um remanescente fiel a Ele e permanecerei guardando aquilo que tenho até o fim.
Não pretendo mudar um lugar com um vestidinho azul não irmãos, mas quanto mais eu salgar as pessoas, mais elas vão se manter conservadas no Senhor e quanto mais a Luz de Deus brilhar em mim, mais dificil vai ser pra esconde-lo e tudo que estiver em trevas será exposto a Luz perfeita que vem de Deus.

Não desista dos seus sonhos, se voce tem convicção que foi Deus quem falou, não desista. Não desista da sua "Betel" sem antes lutar por ela meus irmãos. Não a entregue de mão beijada aos gigantes, lute!! Mas seja sempre direcionado por Deus em suas lutas.
Não morrerei lutando, pelo contrário, viverei lutando até quando Deus quiser ou houver forças em mim, porque vale a pena lutar por "Betel", ainda vale a pena permanecer em "Belém"
Graça e Paz!