quarta-feira, 21 de maio de 2008

Como será o amanhã? Responda quem souber!


Você tem planos e projetos para o futuro da sua vida?

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar." Lc 14:28-29

Fazer planos e projetos para a nossa vida é algo legítimo, faz parte da natureza de cada indivíduo. Planos e projetos para casar, ter uma boa casa, um bom carro, uma boa condição financeira, uma boa instrução e formação, um bom emprego, uma família feliz e estruturada e etc - Isso tudo é natural e faz parte de nós. Mas será que é só isso e basta? Penso que não.

Você tem planos e projetos para o futuro da sua vida depois da morte?

“Então lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita. Então disse: Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os celeiros e construir outros maiores e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.” Lc 12: 16-21

Quando nossos planos e projetos só estão ligados aos negócios dessa vida, só pensando no que esta vida pode proporcionar, a nossa idéia de vida só se limita a este mundo e a tudo que está relacionado só com ele, então mostramos que a vida para nós termina aqui.
Mas quando vivo uma vida em que os meus planos e projetos não se limitam a esta vida, quando transcende o que é natural e normal aos olhos de todos, eles se tornam completos. Porque para serem completos precisam ir além desta vida, preciso ter em mente que a vida não acaba aqui. Preciso entender que se quero ter segurança e conforto no céu ao lado de Deus, tudo vai depender das minhas escolhas aqui.

As pessoas a cada dia que passa fincam seus planos e projetos nesta vida, neste mundo imediatista, consumista, cruel, egoísta e competitivo. Esse sistema mundano cria coisas que atraem as pessoas, gerando nelas a necessidade ilusória de que precisam mais e mais de conquistar coisas referentes a esta vida, fazendo com que suas raízes com esse mundo se torne mais profunda.
O que o diabo quer fazer conosco através do seu sistema é nos secularizar, fazer com que andemos no curso deste mundo dentro das igrejas, para que vivamos enganados e percamos a oportunidade que temos de ajuntar no céu nosso verdadeiro tesouro. O que temos ajuntado de valioso no céu? Qual tem sido o meu depósito no céu? Quais tem sido minhas conquistas aqui, que geraram possível segurança e conforto para mim no céu? Ou eu tenho priorizado só segurança e conforto aqui neste mundo?

Neste mundo nada é favorável para os que fazem a vontade de Deus. Será mais comum não ter segurança e conforto do que o contrário. E se eu procuro ter conforto e segurança neste mundo, para que eu não sofra e seja preservado e se procuro não aborrecer esse sistema para que eu não seja visto como um estranho nesse mundo, eu me torno amigo deste mundo.

Os meu planos e projetos mostram de onde sou e onde quero chegar.
Tenha planos e projetos, mas não os limite a essa vida. Porque essa vida passa e junto com ela os planos e projetos que tem nela seu fim.

Que Aquele que é fiel para guardar todo o nosso depósito e tornar bem sucedido todos os nossos caminhos, seja a prioridade sempre em nossos planos e projetos.