terça-feira, 16 de junho de 2009

O Verdadeiro Caminho



''Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.'' Jo 14:6


"E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.'' I Jo 2:27



Hoje vivemos num tempo cheios de verdades e caminhos, mas a vida continua a mesma.

É engraçado como todos os dias somos surpreendidos por uma novidade, as pessoas parecem que não conseguem viver sem novidade, talvez haja alguma necessidade intrínseca em nós de desejar sempre uma novidade a cada dia, ou a cada momento da vida. Mas mesmo com essa variedade toda de novidades a vida de muitos na muda, apesar de uma infinidades de caminhos que nos apontam e apesar de uma adversidade de verdades sendo descobertas, a vida permanece do mesmo jeito, com as mesmas crises, os mesmos complexos, na mesma situação degradante, não evolui.

Vivemos hoje uma fase interessante no que chamamos de evangelho. Antigamente só se falava em ‘’O Caminho’’, hoje já existem vários caminhos, é caminho disso, caminho daquilo, caminho pra cá, caminha pra lá, caminho acolá...é tanto caminho que corremos um sério risco de perdemos o rota e ficarmos fora do verdadeiro Caminho. E cada caminho desse que tem sido vendido por aí a preço de banana, apesar que o lote da banana custa menos, nos são apresentadas uma variedade de “verdades”. São verdades para todos os gostos e paladares, porque você conhece a máxima – o freguês sempre tem a razão – então cada um pega a verdade que lhe apraz e vai viver a vida (aquela que não evolui nunca) e vai vivendo, ou pelo menos achando que está vivendo.

Às vezes sou assaltado por uma nostalgia de coisas que não vivi, mas que via e ouvia falar, histórias de pessoas simples que viviam sem rumo e sem saber a verdade e que um dia no meio desse caminho confuso em que viviam receberam Vida. Mas não uma vida qualquer, uma vida que evolui, que cresce, que aparece e que se torna até difícil de esconder, porque ela brilha mais que o sol, brilha tanto que se torna impossível de contê-la. O verdadeiro Caminho é aquele que nos faz como a luz da aurora, nos faz deixar de ser noite, para nos transformar em dia perfeito, faz das nossas trevas nascerem à perfeita luz. Essa é a vida que evolui por um caminho que leva a única verdade.
Mas hoje o que vemos é que a luz que muitos procuram é a dos holofotes da fama, do reconhecimento, dos tapinhas nas costas, dos elogios. Hoje a luz tem que me fazer aparecer e não mais me fazer sumir para que a Verdade seja vista, O Caminho desvendado e a Vida transformada. Porém parece que nossa luz virou densas trevas. Hoje tudo é graça, mas nada mais é de graça, é tanta graça que acaba não tendo a menor graça, porque os que riem não sabem que estão rindo da sua própria desgraça e os que não encontram motivo de graça nisso tudo só lhes resta chorar.
Ah que saudade daquela vida feliz que não vivi, mas vi e que não precisava de estimulantes. Ah que saudade do tempo que Te conhecia de ouvir falar Senhor, porque hoje está difícil saber qual é o caminho que devemos ir para Contigo andar.
O consolo é que nem tudo está perdido, porque não estamos sós e nem desamparados nessa vida de tantas verdades e caminhos, tantas rotas e graças sem graça, porque Jesus nos mostrou o caminho e nos deixou O guia que nos conduziria pelo Caminho e nos faria conhecer toda Verdade e que seria o nosso condutor para a Vida.

O ditado que diz que todos os caminhos levam a Deus é uma verdade, mas O caminho que nos leva a viver para sempre com Deus é A verdade e essa Verdade se fez carne, andou no meio de nós, foi feito por Deus O Caminho, A Verdade e A Vida, para que para Ele, por Ele e por meio Dele nossas vidas sejam para a glória, a honra, o louvor e o poder de Deus e seja notório a todos o amor, a justiça, a misericórdia, a bondade e as obras que Deus realiza todos os dias para que todos vejam e saibam que Ele é Senhor.

É assim que se cresce em graça, é assim que se caminha em graça, é assim que se vive em graça e novidade de vida, andando nas pisadas de Jesus, prosseguindo no Caminho que é Ele, vivendo a Verdade que é Ele e vivendo a Vida que é Dele e viver como Ele viveu – Em relacionamento de obediência a Deus.
Esse é o verdadeiro Caminho.




Prosseguindo para Aquele que é O alvo, retendo o que é bom, perfeito e agradável a Deus.
Graça e Paz

Nenhum comentário: